A verdade sobre o dízimo

O que é dízimo?  Imediatamente você poderá imaginar: Dez por cento dos meus rendimentos para os cofres da igreja. Será que o Senhor Deus ainda exige que os cristãos pratiquem alguma ordenança da lei do Antigo Testamento (na qual foi instituído o dízimo) mesmo depois que seu amado filho Jesus se entregou em sacrifício vivo na cruz do calvário? Vamos conferir o que a Bíblia ensina e conhecer a verdade que envolve o dízimo, que está sendo pregada de maneira distorcida, por muitos líderes religiosos.
O dízimo foi instituído na lei de Moisés, a qual foi cumprida por Cristo  conforme podemos ver em Mt 11:13, Rm 3:28, Gl 4:4-5 e nas referências bíblicas ao final deste texto.
A Palavra de Deus não deixa dúvida quanto ao dízimo da lei de Moisés o qual era mandamento apenas ao povo de Israel, nunca para a Igreja de Jesus.
Cristo fez uma Nova Aliança no seu sangue e revelou a graça e a salvação por meio da fé. (João 1:17)
É profundamente  lamentável o que está acontecendo, hoje o dízimo virou uma verdadeira exploração financeira em muitas denominações religiosas, chegando ao cúmulo de, alguns pregadores, dizerem que quem não dá o dízimo está roubando a Deus e por isso irá para o inferno.
O dízimo, segundo a lei, não era dinheiro, mas sim, dez por cento dos produtos da terra, para suprir as necessidades dos levitas, estrangeiros, órfãos e viúvas na nação de Israel.
Então alguém poderá apontar para Malaquias 3:10 para justificar que foi ordenado levar o dízimo para casa do tesouro. Malaquias estava de dirigindo a Israel para que estes levassem os dízimos ao templo de Jerusalém. Em Malaquias 1:1 diz “Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel”. Ele inclusive falou que os Israelitas não estavam cumprindo a lei de Moises (Ml 4:4). A ordem de levar os dízimos a casa do tesouro foi para Israel, após e exílio babilônico; nunca isso foi ordenado para a Igreja de Cristo.
Em Deuteronômio 26:12-15, a lei mencionava que o quinhão dos dízimos eram partilhados às comunidades dos levitas, aos estrangeiros, aos órfãos e as viúvas.  Hoje o ensino sobre o dízimo está sendo totalmente distorcido e os valores arrecadados são direcionado para o líder da igreja ou à cúpula de uma organização religiosa que faz o que bem entende com os recursos recebidos.   Enfim, o dízimo nunca foi criado para assalariar dirigentes das igrejas ou para prover suas despesas pessoais, nem tão pouco destinado a realizar obras missionárias ou mesmo para construir templos.   
No Antigo Testamento, o rigor da ordenança do dízimo era a garantia do mantimento com abundância. Pagava-se o dízimo, para receber recompensa das coisas materiais, mas Cristo em sacrifício vivo pagou o mais alto preço, pagou o preço de sangue para que recebamos o perdão, a graça e a vida eterna.
No Evangelho de Cristo não somos ensinados a pagar dízimo para garantir as necessidades cotidianas de coisas materiais (alimento, vestimenta, etc).  Em Mateus 6.25-33 Jesus ensinou que devemos buscar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas nos serão acrescentadas. Para receber a graça e as bênçãos do Senhor não precisamos pagar mais nada, Jesus já pagou o preço. (Mateus 10.7-10). Em Atos 17:25 diz que “Ele, quem nos dá a vida, a respiração, e todas as coisas.  Em Mateus 10:8 Jesus manda pregar o Evangelho e não cobrar por isso: “de graça recebestes, de graça daí”.
Jesus ensinou: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? (Em Mt 7:7-11). Jesus não ensinou a pagar dízimos para receber algo de Deus.

OS DÍZIMOS ANTES DA LEI  
 

O DÍZIMO DE ABRAÃO - Gênesis 14:18-20 – Abraão deu o dízimo dos despojos da guerra ao rei Melquisedeque, sacerdote do Deus altíssimo, e foi por ele abençoado. (Ficou registrado na Bíblia que Abraão deu o dízimo apenas uma única vez sobre os despojos de guerra. Abraão não pagava dízimo de suas rendas).
Abraão deu algo de forma voluntária, algo que partiu do seu coração, diferente dos nossos dias quando os membros de muitas denominações são coagidos a dizimar sob pena de estarem em pecado se não o fizerem.

O DÍZIMO DE JACÓ - Gênesis 28:20-22 – Jacó fez um voto ao Senhor, prometendo-lhe dar o dízimo de tudo quanto Deus lhe concedesse, se, em sua jornada, fosse por Ele protegido e abençoado.          
Em ambos os acontecimentos, não há registro na palavra do Senhor que tenha havido ordenança, mandamento ou determinação para que se dessem os dízimos. Especificamente nesses casos, deu-se por uma iniciativa voluntária, espontânea, ou por voto, como forma de reconhecimento, agradecimento, honra e glória ao Senhor Deus, pelas bênçãos recebidas e pelas vitórias conquistadas. Assim sendo, hoje não se pode tomar como exemplo os dízimos de Abraão e Jacó, como fundamento para implantá-lo como regra geral de doutrina nas igrejas, com o propósito de receber bênçãos materiais e salvação.

OS DÍZIMOS PELA LEI

Números 18:21, 24, 26 – O pagamento do dízimo teve ordenança, fazendo parte do contexto da lei cerimonial do Antigo Testamento e a sua principal finalidade era suprir as necessidades dos Levitas que não tinham parte nem herança na terra prometida.
Deuteronômio 14:22-29 - Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos que fizeres.
Ainda que os dirigentes das igrejas revertessem toda a renda dos dízimos e ofertas em obras sociais, não estariam em conformidade com a palavra do Senhor, pois alem do dízimo ter sido abolido (Hebreus 7.5-12), a caridade ou amor ao próximo, é novo mandamento de Jesus (Jo 13:34)  e isso é intransferível, é algo pessoal (Mt 6:1-4). 
As tribos de Israel dizimavam aos Levitas o necessário para a manutenção cotidiana, porque não possuíam propriedades na terra. Hoje, a situação está inversa, os trabalhadores, a maioria deles assalariados de baixa renda, ofertam o dízimo para líderes religiosos que vivem sem trabalhar, muitos levando uma vida regalada, em abundância de bens e luxo, com salários incompatíveis com a realidade dos fiéis sob pretexto de ministrar a obra de Deus.  O Apóstolo Paulo ensinou: “quem não quiser trabalhar que não coma (2 Ts 3:10)”, disse Paulo “nunca comemos nosso pão as custas dos irmãos, mas trabalhamos com nossas próprias mãos (2 Ts 3:8)” disse ainda “sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 1:11)”.
   
O DÍZIMO NO EVANGELHO DE CRISTO - Marcos 16:15-16, disse Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura.
O Senhor Jesus mandou pregar o Evangelho, para que crendo recebamos gratuitamente a salvação (1 Coríntios 15:1-2). Foi para isso que Ele deu a sua vida e levou sobre si os nossos pecados. E onde está a ordenança para o dízimo, senão no Antigo Testamento?  Pregar a velha aliança no cristianismo é ir contra o Evangelho; é sobrecarregar os fiéis com pesados fardos, escravizando os que buscam a liberdade. Jesus declarou que esses falsos líderes são verdadeiros condutores cegos (Mateus 15:14).
No Evangelho de Cristo somos ensinados a fazer caridade, a orar, a jejuar (Mateus 6:1-18), e uma infinidade de outros ensinamentos, porém  nas duas únicas vezes que Jesus referiu-se aos dízimos,  foi com censura; vejamos:

Primeira vez - Mateus 23:23 – “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o Juízo, a misericórdia e a fé; devíeis, porém fazer estas coisas e não omitir aquelas”.  
Alguns defendem que Jesus ordenou que se dizimasse quando disse:  “Devíeis fazer estas coisas”.
Vamos buscar o entendimento na Palavra de Deus:
Jesus era um judeu,  nascido sob a lei (Gálatas 4:4). Portanto, como homem, viveu Jesus na tutela da lei de Moisés,  reconheceu-a, e falou dessa forma para aqueles que estavam debaixo da lei; vejamos:
Mateus 5:17-18 – Disse Jesus: Não cuideis que vim revogar a lei e os profetas, mas vim para cumpri-la, e, nem um jota ou til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. (A lei se cumpriu toda em Cristo) Para os cristãos a Palavra de Deus diz: “o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê Rm 10:14)”. Em Gálatas 2:19 está escrito “eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo”.
Então, verdadeiramente Jesus cumpriu toda a lei.  Foi  circuncidado aos oito dias,  foi apresentado na sinagoga  (Lucas 2:21-24), assumiu o seu sacerdócio aos trinta anos  (Lucas 3:23, Números 4:43, 47), curou o leproso e depois o mandou apresentar ao Sacerdote a oferta que Moisés ordenou (Mateus 8:4, Levíticos 14:1...),  e cumpriu outras formalidades cerimoniais da lei.
Porém, quando Cristo rendeu o seu espírito a Deus (Mateus 27:50-51), o véu do templo rasgou-se de alto a baixo,  então, a partir daí, passamos a viver, pela graça do Senhor Jesus,  encerrando-se ali, todas  as ordenanças da lei de Moisés, sendo cumprido em Cristo o Antigo Testamento. A partir daí temos uma Nova Aliança (Novo Testamento) , o Evangelho da salvação do Senhor Jesus Cristo por meio da fé (Ef 2:8, Rm 1:17).
O que precisamos entender de vez por todas, que Cristo não veio a ensinar os cristãos a viverem bem a velha aliança, “Ele” disse: “Um novo mandamento vos dou” João 13.34. “Se a justiça provem da lei,  segue-se que Cristo morreu em vão” (Gálatas 2:21).  “Libertados da lei...servimos a Deus em novidade de espírito”. (Rm 7:6)
O texto bíblico de Mateus 23:23 “Devíeis fazer estas coisas sem omitir aquelas” (Versão revista e atualizada) “devíeis” Pretérito imperfeito - Indica um acontecimento que se prolongou ao longo do tempo com inicio e fim no passado.

Na segunda vez que o Senhor Jesus referiu-se aos dízimos, foi na Parábola do fariseu e do publicano (Lucas 18:9-14) e outra vez censurou os dizimistas. Tomou como exemplo um homem  religioso, que jejuava duas vezes  por semana e dizia  ser  dizimista fiel, porém, exaltava a si mesmo  e humilhava um pecador que suplicava a misericórdia do Senhor. Hoje não é diferente, muitos ainda exaltam-se dizendo: “Eu sou dizimista fiel”, mas nesta  narrativa alegórica, o Senhor Jesus  Cristo deixou bem claro,  que no Evangelho, não há galardão para os dizimistas fieis, ao contrário, Jesus sempre os censurou.

A ABOLIÇÃO DOS DÍZIMOS  -   Hebreus  7:5 “E os que dentre os filhos de Levi  receberam o sacerdócio tem ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão”.
           Neste versículo, a palavra afirma que os sacerdotes Levitas recebiam os dízimos por ordem da lei de Moisés.
            Hebreus  7.11 – “De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio Levítico, (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade se havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque (referindo-se a Jesus Cristo) e não fosse chamado segundo a ordem de Arão”? (referindo-se a Moisés, o qual introduziu a lei ao povo).
           Hebreus  7.12 – “Porque mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança na lei”.
            Meditando no texto acima, especificamente nestes versículos, onde a palavra do Senhor diz:  “Que os sacerdotes Levíticos recebiam os dízimos segundo a lei” (Hebreus 7.5),  “Porque através deles (sacerdotes Levíticos) o povo recebeu a lei” (Hebreus 7.11) e mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também, mudança na lei (Hebreus  7.12),  a Palavra não deixa   qualquer sombra de dúvida, que não só  o dízimo, mas  toda a lei de Moisés foi por Cristo abolida.   Mudou o Sacerdócio, necessariamente, mudou  também a lei. Jesus tornou-se o sumo sacerdote. (Hb 7:24-28)

AQUI TOMAM  DÍZIMOS HOMENS QUE MORREM
  -  Alguns pregadores que tomam o dízimo do povo fundamentam-se no versículo abaixo:
Hebreus  7.8 - E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
Esta passagem das Sagradas Escrituras faz alusão dos dízimos tomados pelos filhos de Levi (sacerdotes da velha aliança) conforme versículo 5 e pagos pelos judeus. Esta passagem bíblica não quer ensinar a igreja de Jesus a pagar dízimos, pelo contrário; no versículo 11 do mesmo capítulo diz que o sacerdócio levítico teve fim e no versículo12 diz que houve mudança na lei e no sacerdócio, por isso, nós, cristãos, não estamos obrigados e seguir a lei mosaica. Temos uma Nova Aliança no sangue de Cristo e somos salvos pela graça, independentemente das obras da lei (Ef 2:8-9)                                                          

CONSIDERAÇÕES FINAIS   -   No Evangelho de Cristo não há ordenança para se tomar o dízimo, ou para se cumprir qualquer outro ritual da lei. Jesus mandou pregar o seu Evangelho de graça (Mt 10:8), ordenou amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, isto é, auxiliar os necessitados, e não estipulou percentual ou limite para isso. Em 1 Co 9:14 diz: “aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho”. Aqui não ensina a viver de dízimos, mas viver como Jesus e todos os apóstolos e discípulos viveram. 
Muitos saem em defesa do dízimo  dizendo: “Mas o Dízimo é bíblico” (Número 18.21-26). Certamente,  como também  é bíblico: a circuncisão (Gênesis 17:23-27),  o sacrifício de animais em holocausto (Levíticos 1 até 6.8 a 13), a santificação do sábado (Levíticos 23:3), o apedrejar  adúlteros (Levíticos 20:10 e Deuteronômio 22:22), etc. O dízimo é bíblico sim, mas não é cristão.
Então porque hoje, aqueles que defendem o dízimo, não cumprem a lei na íntegra, ao invés de optarem  exclusivamente pelo dízimo? Querem o dízimo  porque  é a garantia  de renda líquida e certa todos os meses nos cofres das “suas” igrejas.
O que muitos discípulos de Cristo ainda não se conscientizaram, é a grande divisão existente  no tempo  separando a Velha da Nova Aliança, do Senhor Jesus; o qual testifica a  doutrina para salvação (1 Coríntios  15.1-2).   Porém, hoje qualquer esforço de um cristão para voltar a lei de Moisés  que Cristo cumpriu na cruz, é anular o sacrifício  do  cordeiro   de  Deus   e  reconstruir o  muro por “Ele”  derrubado   (Efésios   2.13-15), é ultrajar o sangue da aliança com o qual fomos santificados. (Hb 10:29).
Portanto irmãos, o  preço   pela nossa salvação, o Senhor Jesus Cristo já pagou  dando o seu sangue inocente na Cruz. O Senhor  ainda alerta: “Fostes comprados por bom preço, não vos façais servos de homens” (1 Coríntios 7:23).
O  dízimo hoje é remanescente por razões óbvias. Primeiramente, pela conveniência dos que recebem, pela ausência de  entendimento da palavra de Deus, não diferenciando a lei de Moisés  feita de  ordenanças   simbólicas e rituais,  com a Graça do Senhor Jesus Cristo, o qual veio justamente para nos libertar do jugo da Lei (Rm 10:4).  
Os que se beneficiam pelos dízimos incorrem no erro consciente dessa prática e assumem o risco dolosamente pela desobediência à Palavra do Senhor e por falta de temor a Deus.
Porem, seja por uma ou por outra razão, o  homem  querendo ou não, aceitando  ou não, o dízimo, como toda a lei cerimonial do antigo testamento, segundo as Sagradas Escrituras, Cristo aboliu, com o seu próprio sangue na cruz do Calvário conforme ensina:  (Lucas 16:16, Romanos 10:3-4, Efésios  2:14-15, Jo 1:17, At 15:5,10,11, Rm 3:19-21, Rm 3:27-28, Rm 3:31, Rm 4:13-16, Rm 5:13, Rm 5:20, Rm 6:14-15, Rm 7:2-6, Rm 8:24, Gl 2:19-21, Gl 3:2, 10-13, Gl 3:17-24, Gl 4:4-5, Gl 4:21, Gl 5:3-4, Gl:18, Ef 2:15, Fp 3:9, 1 Tm 1:7-9, Tiago 2:10-12), At 15:5-29. 


O texto acima buscou trazer um esclarecimento das Sagradas Escrituras, que deveriam ser, no cristianismo, a autoridade máxima em questões de fé e nenhuma denominação ou líder religioso deveria se colocar acima de Deus e da sua Palavra.
 

Juarez Cunha – Pastor e Teólogo

84 comentários:

  1. A Deus toda a Glória, a Deus toda a Glória, a Deus toda a Glória, pelo Século dos Séculos.

    De acordo com os estudos que tenho feito a este respeito, sempre pedindo a sabedoria do Espírito Santo em me mostrar a Sua verdade na Palavra Santa de Deus, vejo uma total heresia escrita neste texto, para levar os cristãos a apostasia.

    O texto acima se refere a um dos ensinamentos dos falsos profetas, que está considerando versículos a seu bel prazer, para poder descumprir a Palavra de Deus. Como fonte de meditação na Palavra e estudo da mesma, deixo provérbios 18:1 para quem escreveu e para quem concorda com este texto.

    Deixo também que estudem o sacerdócio de Melquisedeque, de onde se origina o sacerdócio de Cristo Gn. 14:18-20; Hb. 5:6-10; 6:20; 7:1-11, 21, atentando que Abraão não deu o dízimo de forma única, mas atente para todo o texto, atentando a todos as suas palavras escritas e seus significados, que diz que "também Abraão deu o dízimo" e até Abraão deu o dízimo", ou seja, isso está explícito de que todos davam o dízimo, inclusive o patriarca Abraão que era considerado o líder de todos.

    Quanto ao versículo citado no texto Hb. 7:8, onde diz "E aqui (na lei Mosaica) certamente tomam dízimos homens que morrem (os sacerdotes levitas); ali ( no sacerdócio de Cristo, segundo a ordem (não de mandamento, mas de sucessão) de Melquisedeque), porém, aquele de quem se testifica que vive (Cristo).
    Hebreus 7:8, ou seja, diferentemente do que está escrito neste texto, Vemos claramente que o Senhor nos diz que na Lei, tomava-se dízimo os homens que morriam, porém ali, no sacerdócio de Cristo, quem os toma é o próprio Cristo em seu sacerdócio eterno.

    Aconselho a todos, não cairem em ensinos que vão de acordo com os nossos corações, mas que os façam pedindo o ensinamento a Jesus, através de seu Espírito Santo, sempre procurando na Palavra, em todos os locais que o Espírito te mostrar e não apenas em ensinamentos de novas e falsas doutrinas, como a deste blog.

    Estamos vivendo os últimos momentos nesta terra, pois as profecias da segunda vinda de Cristo estão quase todas cumpridas. E uma de Suas advertências é que neste período viriam mesmo falsos mestres com falsas doutrinas para enganar até os escolhidos.

    E atentem que Malaquias era um profeta, e sendo assim o seu livro é um livro profético. E se Deus permitiu que ele estivesse na Bíblia, é porque suas profecias são válidas para o Seu povo, que somos nós, o povo escolhido de Deus, comprado pelo Sangue de Seu Filho Jesus na Cruz. E se olharmos na Bíblia, veremos que o povo escolhido de Deus é... Israel, logo a profecia de Malaquias, assim como todas as profecias, são para nós, Israel, povo escolhido de Deus. Basta ler todo o livro de Malaquias e verão que aquela profecia é justamente tudo o que vem acontecendo nos dias de hoje, na Igreja de hoje.

    Povo, atente para a voz de Deus. Atenta para a voz do nosso pastor, pois a verdadeira ovelha ouve e conhece a voz de seu pastor, e não se deixe enganar pelos lobos, em pele de cordeiro, que só estão aparecendo para causar dissenções e separações na Igreja.

    Lembrem-se de que Deus é um Deus de Paz e união. A quem interessa causar divisões e dissenções, enfraquecendo assim a Igreja de Deus, é satanas.

    E que também temos uma vida eterna, e que só temos uma vida neste mundo e é nesta vida, aqui, que temos que escolher com quem iremos querer passar a nossa eternidade. Se com Deus ou se com satanas. Pois bem eu escolho Deus. Espero que vocês também.

    A Deus toda a Glória, a Deus toda a Glória, a Deus toda a Glória, pelo Século dos Séculos. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo, graça e paz!Sabia que os dízimos só foi incorporado em 777dc, por Carlos Magno, pela pressão dos Bispos da igreja católica?(enciclopédia católica)Até então, a igreja primitiva não tinha essa prática!Dentre todos seus erros de interpretação da palavra de Deus, o de hebreus, 7-8, é falta de estudo de português!na primeira parte , tudo bem são os levitas, mas na segunda está se referindo à Melquesedeque!O autor de Hebreus fala da superioridade do sacerdócio de Cristo!Ele faz uma analogia, mesmo porque Melquesedeque não era da tribo de Judá!Melquesedeque é um "tipo" de Cristo, pelo fato de não ser da tribo de Judá!Abraão deu dízimo dos despojos de guerra, que , incluíam:homens, mulheres e crianças...não deu de suas posses!O dízimo ficou cravado na cruz de Cristo, não tente ressuscitá-lo!



      Abraços

      Excluir
    2. Caro Rodrigo, graça e paz!Sabia que os dízimos só foi incorporado em 777dc, por Carlos Magno, pela pressão dos Bispos da igreja católica?(enciclopédia católica)Até então, a igreja primitiva não tinha essa prática!Dentre todos seus erros de interpretação da palavra de Deus, o de hebreus, 7-8, é falta de estudo de português!na primeira parte , tudo bem são os levitas, mas na segunda está se referindo à Melquesedeque!O autor de Hebreus fala da superioridade do sacerdócio de Cristo!Ele faz uma analogia, mesmo porque Melquesedeque não era da tribo de Judá!Melquesedeque é um "tipo" de Cristo, pelo fato de não ser da tribo de Judá!Abraão deu dízimo dos despojos de guerra, que , incluíam:homens, mulheres e crianças...não deu de suas posses!O dízimo ficou cravado na cruz de Cristo, não tente ressuscitá-lo!



      Abraços

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. "Total heresia"??, "ensinamentos de falsos profetas"???... Pensamento de quem vive escravizado por um sistema religioso corrompido, que prega ordenanças abolidas que lhe convém. Já li muito a respeito sobre o Dízimo e este texto é um dos melhores que encontrei. Se a pessoa for ler sobre o dízimo, baseando-se em algum texto de denominações religiosas, está perdido. Só o fato de que para Cristo, a Igreja são pessoas e não templos ou prédios, já exclui a ideia de que devemos dizimar em "igrejas". Malaquias 3:10 é usado como estelionato pela maioria dos líderes religiosos que se aproveitam da ignorância bíblica de seus "fiéis".

      Excluir
    5. O versículo citado por você Prov 18-1 não se enquadra ao autor desse estudo (1 Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.pois essa é uma interpretação fácil e dinâmica entre os leitores e estudiosos da bíblia. sua opinião sim é isolada entre os verdadeiros cristãos que reconhecem o sacrifício da cruz. Suas citações de hebreus tem nada a ver com o assunto...Nós nunca fomos Israel, nunca vamos Ser, somos gentios resgatados pelo o sangre de Cristo...O Dizimo vigorou no meio dos cristão enquanto o povo de Deus era sem esclarecimento, pastores que aprenderam ler na bíblia,não tinham interpretação, ensinavam o povo simples culturalmente a viverem aprisionados em regras e preceitos vencidos. A internet quebrou estes obstáculos, pois hoje o evangelho é conhecido por muitos doutores que se doam para o esclarecimento do povo, é vergonhoso a maneira como alguns ainda querem conduzir o evangelho de Cristo...

      Excluir
    6. Bom dia Rodrigues muito i interessante.mas o que eu vejo é que Abraão ele não deu só 10% ele deu também os 90% porque vc também não se baseia nos 90%.e em primeiro lugar Abraão não deu do seu ganho. Pois Abraão já era rico qua do saiu da sua terra.se é pra ensinar de forma correta ensine também os 90% que foi dado.

      Excluir
    7. Creio que o Rodrigo seja Pastor de alguma dessas igrejas modernas em que o importante é o financeiro e a verdadeira palavra de Deus fica oculta !!!

      Excluir
    8. Gostaria de saber do Senhor Rodrigo em qual templo e para qual Pastor Abrahão deu o dizimo que ele roubou???

      Excluir
    9. Eu, concordo com o pastor. Juarez Cunha.realmente. Jesus veio para que,a lei fosse cumprida. Eu tive uma revelação de Cristo, em relação ao dízimos. Elê me pergunta. Qual é o maior? Eu ou Melquisedeque. E ele diz: então a minha vinda foi em vão aqui na terra.

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E cada coisa..os cristão misturam lei e graça... e gentio querendo fazer coisas de judeu... que nem judeu faz... os religiosos tentam se achar justos diante de Deus com obras esforços carne...no espírito que é verdade de Cristo evangelho da Graça onde fica.. fica escondido...acorda povo Deus.. sai desse sistema religioso corrupto onde muitos estão escravizados no engano ensinamentos errado Jesus nos libertou Galatas 5.. sai dessa cegueira espiritual.. Jesus lutou contra esse sistema dentro da igreja... romanos 10:4...Porque o fim da lei e Cristo, para que todo que nele crer nele seja declarado justo...

    ResponderExcluir
  4. Invés de ir atrás de impostores q aproveitam a fragilidade das pessoas q procuram apoio espiritual em uma igreja, tente ao menos uma vez, de 100 reais para uma igreja como dízimo ou seja lá oque for e vá há um supermercado compre 100 reais de alimentos e doe em uma instituição de caridade, vc verá em seu CONCIENTE em qual circunstâncias Deus irá se manifestar !!

    ResponderExcluir
  5. O PASTOR que não consegue seguir com a OBRA DE DEUS em sua igreja, sem A PRATICA DO DÍZIMO. Só tem uma resposta. A IGREJA que ele pastoreia, não é PLANO DE DEUS, e não é da sua vontade DEUS, pois se fosse de fato uma CASA DE ORAÇÃO como diz DEUS em sua PALAVRA, DEUS SUPRIRIA de todas as NECESSIDADES pelas OFERTAS DE AMOR das OVELHAS DO SENHOR. Alguém DUVIDA disso? Hoje igrejas são abertas aos montões, a cada esquina abre-se uma, mais a FINALIDADE é a SALVAÇÃO, a finalidade é o LUCRO FÁCIL.Meu email. alonsocarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Onde está jo 8:32, não encontrei isso, jo capítulo 8 vai até 22 e não 32. Me explique isso.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Me dizem uma coisa, aonde tem na Bíblia, Jo, 8,32? Qual Bíblia vocês estão lendo? Pois em nenhuma Bíblia que consultei existe Jo, 8,32,estão viajando mesmo, só pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A abreviatura Jo se refere ao Evangelho segundo João (o discípulo amado). A abreviatura Jó se refere ao livro de Jó, no Antigo Testamento.

      Excluir
  9. Ele quiz dizer, João, 8,32:vocês conhecerão a verdade, é a verdade os libertará.

    ResponderExcluir
  10. Mateus 6:33 Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

    ResponderExcluir
  11. Tudo que for contrário ao sistema religioso será criticado pelo próprio, foi assim com Cristo ele combateu o sistema religioso da época, ainda que era para se cumprir o plano de Deus foi perseguido e crucificado, não será diferente com todos aqueles que estiverem em busca da verdade serão perseguidos e julgados pelo sistema religioso corrupto que está vendendo um pedaço no céu acorda povo de Deus excelente estudo e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo!o sistema não aceita ser mudado,quando alguém desperta pra vdd,logo é taxado de rebelde,avarento,desviado,etc...

      Excluir
  12. desculpa a cerca do dízima, n consta no 10 mandamentos

    ResponderExcluir
  13. Ótimo estudo.
    Adorei!
    Tenho dó dessas pessoas que mesmo sendo enganadas ainda defendem fervorosamente os aproveitadores.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo estudo.
    Adorei!
    Tenho dó dessas pessoas que mesmo sendo enganadas ainda defendem fervorosamente os aproveitadores.

    ResponderExcluir
  15. Gente graça e paz!

    Desde que me converti há 50 anos atras, antes de ter essas igrejas neopentecostais, os fieis sempre dizimaram e ofertaram nas suas igrejas sem constrangimento algum e nunca reclamaram. enviamos muitos missionários ao mundo, tivemos muitos pastores que deixaram seus empregos em bancos, em repartiçoes publicas e deixaram de ser professores para se deicarem ao ministério em tempo integral. alguns deixaram tudo para serem missionários na Africa, na selva nos sertões, tinhamos alvos financeiro para o sustento de missões mundias, missões nacionais e estaduais. quando a igreja comprava uma propriedade as pessoas doavam terrenoos, Carros, objetos pessoais de valor, se fazia tudo com alegria, pois as pessoas haviam nascido de novo, tinham verdadeiramente sido regeneradas, ou seja eram ovelhas e não bodes. Agora hoje a igreja está cheia de bodes por isso que há tanta discussao a respeito de dizimo, se é para dar ou não, se é da lei ou não, se o novo testamento manda dar ou não. uma coisa eu sei o eleito de Deus não entra nessas questões, pois como ele tem o Espirito dentro dele não é enganado. A maioria dos criticos sobre dizimo e oferta não usa suas habilidades para falar de temas tais como missão, evangelismo, plenitude ou como alguns queiram Batismo do Espirito Santo, fruto do Espirito. Vamos falar sobre a fome, a miseria as cracolandias, os menores abandonados nas ruas, o moradores de rua, a violencia urbana o trafico humano etc... Deixa quem quer enricar lobos enricar, pois são tão gananciosos como os lobos que devoram seu dinheiro.
    Vou mais longe: Mercenário sempre existiu e sempre existirá, vemos isso em João 12:6 que diz:"Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado". Até na pequena igreja de Jesus Havia amantes do Dinheiro. Jesus não sabia? mas no entanto não resolveu jogar farinha no ventilador. E é isso que fazemos quando usamos o espaço da internet só para criticar praticas negativas de lideres religiosos que nem nascido de novo são. Sabe o que acontece? pessoas que nem conhecem o evangelho vão lê e vão se escandalizar.

    no amor de Jesus
    O velho que já está ha meio seculo no caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a paz do senhor meu irmão muito boa a sua resposta esse povo nem faz nada e não deixa ninguém fazer

      Excluir
  16. Atos 20
    Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho.
    30 - E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.
    31 - Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.
    32 - Agora, pois, encomendo-vos ao SENHOR e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.
    33 - De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes;
    34 - vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo.
    Ate Paulo trabalhou para sobreviver... E o texto de Malaquias realmente é para Israel. 1:1
    Agora interessante é isso-->
    2Co 9:6
    E digo isto: que cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade porque Deus ama ao que dá com alegria.

    Obs: como eu vou propô algo no meu coração se já tem um valor específico ou uma pocetange?

    ResponderExcluir
  17. Parte 1) Sabemos que a lei cerimonial e os sacrifícios foram abolidos (Ef2:15) (Cl2:14) (Hb7:18-19) (Gl5:3-4) Os mandamentos morais e os vários preceitos de Deus do A.T foram adotados e mantidos no N.T. e estão em vigor. O dízimo pertence a Deus é uma mensagem profética e um preceito oral e moral (Gn26:5) (Gn14:18-20) (Hb7:8) (Ml3:8-10) (2Pe2:17) (Ap11:13) O mandamento do sábado não consta no N.T. como mandamento(Mc2:27) (Jo5:18) (Rm14:5-6) A justiça , misericórdia , fé e o dízimo são preceitos confirmados no Ministério de Jesus.(Lc3:23) (Mt23:23) Assim como a prática da caridade também é um preceito de Deus confirmado no ministério de Jesus(Mt6:3-4) (Tg2:15-17) (Dt10:18) O evangelho de Mateus Provavelmente foi escrito depois da morte de Jesus (31 d.C.) entre os anos 50-65 d.C. Portanto dentro da nova aliança. A pratica da caridade e ajuda ao próximo entre os "santos" e a quem necessitasse era normal nessa época 41 d.C. até porque no MUNDO TODO houve 13 anos de grande fome em escala mundial(At11:28-30) O imperador Cláudio governou de 24 de janeiro de 41 d.C. até a sua morte em 54 d.C , por isso no livro de Atos é dado tanto ênfase nessa época aos necessitados. Os pobres E NECESSITADOS após o pecado de Adão e Eva sempre existiram nesse mundo (Dt 15:11) (Mt56:11) (1Jo3:17) E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.(1 Cor13:3) Vc obedece o está Escrito do A.T. que também consta no N.T. ? (At23:5) (Rm1:17) (Rm2:24) (Rm3:4) (Rm3:10) (Rm4:17) (1Co9:9-10) (2Co8:15) (1Tm5:18-19) (1Pe1:16) “Porque eu, o Senhor, não mudo” (Ml3:6) (Tg1:17) Um mesmo estatuto haja para vós, ó congregação, e para o estrangeiro que entre vós peregrina, por estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Senhor. Uma mesma lei e um mesmo direito haverá para vós e para o estrangeiro que peregrina convosco.(Nm 15:15-16) Deus é Deus apenas dos judeus? Ora, não é Ele igualmente Deus de todos os povos? Evidente que sim, dos gentios também,(Rm3:29) Deus não faz acepção de pessoas;(At10:34) (Dt1:17) Rm2:11) E não somente por aquela nação, mas também para congregar em um só povo os filhos de Deus que andam espalhados pelo mundo.(Jo11:52) Em outras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados como descendentes de Abraão.(Rm9:8) “Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil (1000) gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;”.(Dt7:9) Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos;Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir.(Sl103:17-18) Porquanto, nisto consiste o amor a Deus: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos. (1Jo5:3)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parte 2) Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.(Jo14:23-24)Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.(Ap14:12) “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”. (Mt4:4) A profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.(1Cor14:22) Portanto, amados, se o nosso coração não nos condena, temos coragem diante de Deus;e recebemos dele tudo o que rogamos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.(1Jo3:21-22) Sendo assim, amados, estando bem informados, guardaivos para que não sejais conduzidos pelo erro e sedução dos que não têm princípios morais, vindo a perder a vossa segurança e cair.(2Pe2:17)Porquanto tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar(cristãos), de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo provenientes das Escrituras, mantenhamos firme a nossa esperança. (Rm15:4) Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.(2Tm3:16-17)No N.T. não existe manifestações contraria ao dízimo. O dízimo é uma medida de cálculo. A prática do dízimo em dinheiro também não é pecado. Os ministros do evangelho tem todo direito de receber o seu sustento da igreja (1Co9:13-14) Os presbíteros que administram bem a igreja são dignos de dobrados honorários, principalmente os que se dedicam ao ministério da pregação e do ensino.(1Tm5:17) Mas vocês serão chamados sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Vocês se alimentarão das riquezas das nações, e no que era o orgulho delas vocês se orgulharão.(Is 61:6) Um homem não pode receber coisa alguma, a não ser que lhe tenha sido dada do céu. (Jo3:27) No primeiro caso, quem recebe o dízimo são homens mortais;que morrem(QUEM PERTENCE A ORDEM do Sacerdócio de Arão Levítas MINISTROS LEVITAS) no outro caso é aquele de quem se declara que vive.(Hb7:8) nesse caso quem recebe o dízimo é : (QUEM PERTENCE A ORDEM do Sacerdócio de "Melquisedeque" JESUS CRISTO Ministros do Evangelho) Note que são 2 ordens de Sacerdócios diferentes e a Ordem de Sacerdócio de Melquisedeque é superior (Hb7:17) Jesus é o rei dos reis (1 Tm 6:15) Jesus é o magnífico sacerdote sobre a Casa de Deus.(Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18) Digno é o Cordeiro, QUE FOI MORTO , de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.(Ap5:12) (Hb7:8) (Hb6:20) (1Co9:13-14) Portanto dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! (Rm11:36)

      Excluir
  18. Enquanto tiver preguiçoso q não tem paciêcia p analizar as ecrituras vão ter aproveitadores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel , Quem são os preguiçosos e os aproveitadores ? dê nome aos bois !!!

      Excluir
  19. Enquanto tiver preguiçoso q não tem paciêcia p analizar as ecrituras vão ter aproveitadores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel , Quem são os preguiçosos e os aproveitadores ? dê nome aos bois !!!

      Excluir
  20. Está tudo muito bem esclarecido,cobrar dízimos hoje é uma covardia,uma crueldade,uma mentira,é um estelionato Bíblico, como já foi sabiamente dito!!! São ladrões os que insistem nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem em algum versículo bíblico que comprove isso ? No N.T. não tem nenhuma manifestação contrária ao dízimo. Jesus em seu ministério nunca desaprovou o dízimo (Lc3:23) (Lc11:42) (Lc18:12)

      Excluir
    2. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
      Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios.
      Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
      Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.
      Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
      Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
      Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
      Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. (Gl 2.14-21)

      Excluir
    3. Jesus em seu ministério nunca desaprovou o dízimo (Lc3:23) (Lc11:42) (Lc18:12) O Pai da fé Abraão também não. Se vc é filho de Deus pela fé quem te dá o direito de desaprovar o que Deus e Jesus não desaprovou , pense nisso.

      Excluir
    4. amigo lucas 18.2 foi a parábola do fariseu e o publicano, foi o fariseu q disse e lucas 3.23 n tem nada a ver com dizimo, ou seja vc é um fariseu n entende nada de bíblia!!!

      Excluir
  21. É inaceitável que alguém que se diz fiel a deus, dizendo que é prudente respeitar o velho testamento, porque nesse caso você teria que ser circuncidado, matar seu filho caso ele o desonrar, apedrejar adúlteros " haja pedra" hoje em dia, por isso veio Jesus nosso salvador, pois nós não suportaria-mos o peso desse fardo, mas para os teimosos fica a dica: Ou você respeita os 613 preceitos da lei de Moisés ou não respeita nenhum principalmente Malaquias 3:10 e vem para GRAÇA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porquanto em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm qualquer valor; mas sim a fé que opera pelo amor. (Gl5:6)Nessa nova ordem de vida, não há mais diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo ou pessoa livre, mas, sim, Cristo é tudo e habita em todos vós. (Cl3:11)Jesus em seu ministério nunca desaprovou o dízimo (Lc3:23) (Lc11:42) (Lc18:12)

      Excluir
    2. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas!
      Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia.
      Assim sois vós:por fora pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e maldade.
      Ai de vós,escribas e fariseus,hipócritas!
      Porque edificais os túmulos dos profetas e enfeitais os monumentos dos justos;
      e dizeis:se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais,não teriamos sido cúmplices no derramamento do sangue dos profetas.
      Assim,testemunhais contra vós mesmos que sois filhos dos que mataram os profetas.
      Completai o que vossos pais fizeram.
      Serpentes,raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?
      Mateus 23.27-33
      Não mente para o povo não pq o dízimo é invençao de pastor pra enganar os incaltos,paz amigo!!!

      Excluir
    3. Olho por olho,dente por dente,quem matar a espada deve ser morto a espada. Certo e quanto a carne de porco,não podemos comer certo.

      Excluir
  22. O PASTOR que não consegue seguir com a OBRA DE DEUS em sua igreja, sem A PRATICA DO DÍZIMO. Só tem uma resposta. A IGREJA que ele pastoreia, não é PLANO DE DEUS, e não é da sua vontade DEUS, pois se fosse de fato uma CASA DE ORAÇÃO como diz DEUS em sua PALAVRA, DEUS SUPRIRIA de todas as NECESSIDADES pelas OFERTAS DE AMOR das OVELHAS DO SENHOR. Alguém DUVIDA disso? Hoje igrejas são abertas aos montões, a cada esquina abre-se uma, mais a FINALIDADE é a SALVAÇÃO, a finalidade é o LUCRO FÁCIL.Meu email. alonsocarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Qui Pena que muitos não vê essa clareza e deixar até de cuidar da sua família 1 Timóteo 5:8 mais o final deste está em apocalipse 20:10

    ResponderExcluir
  24. os levitas tomava o dizimos e era mortal aqui tomam dizimos homens que morrem jesus também morreu. o texto está em contradição.

    ResponderExcluir
  25. Não tem opinião,se o dizimo era e estava sobre o cativo da lei e se fazem menção e uso da lei nos dias de hj, então a graça é vã? já que a lei se cumpriu na graça e foi abolida por causa de um novo sacerdócio...e a profecia foi dada a uma nação e não a umas nações, segundo a nação de Israel, PROPRIAMENTE DITO A TRIBO DE Levi (aos levitas) que cuidavam do templo e não tinham herança eram de uma classe mais pobres e eles comiam também da parte dos sacrifícios e holocaustos no templo!!!! Só quem não quer entender mesmo em meus irmãos???? Prega Ezequiel 34 e muitos se não a maioria não te convida mais pra pregar nas igrejas desses mercenários que apascentam a si mesmo e usam a lã das ovelhas para seus próprios interesses!!!!

    ResponderExcluir
  26. Resumindo toda questão sobre dízimo.
    Aonde está o seu tesouro, ali também está o seu coração.
    Quer seja na causa do necessitado ou o oprimido, do órfão ou da viúva, façam as boas obras para glória de Deus. As obras são provas de que existe fé (fidelidade).

    ResponderExcluir
  27. Se os pastores querem receber os dízimo ,deveriam abrir mão da herança ,dos bens conforme os verdadeiros levitas no tempo mosaico . Quando nós como igreja vivermos e agirmos pela fé atingiremos um nível de glória e excelência do verdadeiro evangelho de Cristo

    ResponderExcluir
  28. Acredito que a igreja de Cristo não oprime nem constrange as pessoas, vi varias pessoas constrangidas a dar dinheiro por pura ignorância. A verdadeira igreja de Cristo, liberta. a graça e o amor de Cristo esteja contigo! excelente texto.

    ResponderExcluir
  29. É um assunto muito delicado para muitas pessoas, pra mim porém, muito simples, porque tenho em minhas mãos a palavra do senhor, e cabe a mim estudar e analisar tudo que nela está escrito. Buscando assim, o entendimento e direção vindo do próprio Deus. Sim eu também creio que Jesus aboliu o dízimo assim como também o apedrejamento, a circuncisão entre outros. Ele veio para comprir a lei e não para segui-la. Quem roubam a Deus nessa história, são aqueles que pegam dos necessitados e cada dia mais ficam mais ricos. Mais, esse mesmo necessitado, gosta de ser enganado, por que todos têm a palavra nas mãos é só analisar e pedir entendimento a Deus.

    ResponderExcluir
  30. O povao quer aplicar so aquilo que socorre eles mais nenhum Homem vive tods os preseitos das leis poriso que o messias nos da um fardo leve (Mateus 11:28-30)

    ResponderExcluir
  31. Paz ,e a igreja vive de que se não for dízimos e ofertas ,como paga suas despesas para manter as portas abertas para prestar culto a Deus ?

    ResponderExcluir
  32. Esse é um verdadeiro profeta!Sempre em busca do verdade e em primeiro lugar os princípios de Deus!

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde , eu fui encimado que toda a Bíblia e valida , não importa se e no velho ou no novo testamento , e o Deus que eu creio Ele foi , é e sempre vai ser o mesmo ... Igual se o velho testamento não e válido em alguns aspectos , então ele vale ou não vale , com Deus não existe meio termo , ou é ou não e ...
    Não podemos crer só no que queremos mais crer em tudo , pq se for o caso , arranca o velho testamento da bíblia e fica só com o novo , jesus ele mesmo fazia referência sobre o velho testamento , se Ele fazia referência e pq são importantes , não só como história de fe , mais de aprendizado e seguimentos para nós ...
    Jesus fala a serca do sábado , no velho testamento fala para guardar o sábado , e Jesus ele fala que Ele e o Senhor do sábado , e Ele não veio para revogar a lei mais cumprila , o que significa para mim e o sabado podemos guardar ou fazer a obra de Deus tudo e só uma questão de escolha e fé , as duas opções estão certas mais a opcao de fazer a obra no sábado , santifica , ajudamos o próximo e plantamos boas obras e colheremos , agora que prefere guardar o sábado não vai ganhar nada pq não está plantando , pq o que não planta também não colhe ...
    Amém que Deus nos abençoe ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então apedreja alguém esta no velho testamento,na bíblia dis que se obedecer uma lei tem obedecer o pacote inteiro

      Excluir
  34. Eu, concordo com o texto do pastor Juarez Cunha. É bem claro o que Jesus cita em Hebreus 7:e 8. Ele para que a lei fosse cumprida. Tive uma revelação de Cristo que fala sobre o dízimo. Ele fala qual é maior. Eu ou Melquisedeque.Jesus diz: então minha vinda foi em vão aqui na terra.

    ResponderExcluir
  35. Esta tudo muito certo, só tomem cuidado com a avareza, pois o dinheiro tem um deus chamado mamom e o avarento e filho dele, na hora da oferta vai o coracao do ofertante, Jesus está de olho nos ofertantes. Paz.

    ResponderExcluir
  36. eu amo a DEUS sobre tudo, amo minha familia,amo os irmãos que conheço e não conheço com suas diferentes doutrinas aqui no brasil e pelo mundo afora, mas meus irmãos o SENHOR NOS PEDE NAO AJUNTEM TESOUROS NESTA TERRA, MAIS NO CÉU, O QUE É TESOURONO CÉU: CASA, APARTAMENTOS A BEIRA MAR, CARRO DO ANOS, FAZENDAS, CHACARAS, AVIAO, JATINHO PARTICULAR, ROUPA DE LUXO, ELETRONICOS DO ANO, AMIGOS PARA FESTAS E FARRAS, MULHERES PROSMISUAS EM UM BANQUETE SEXUAL JESUS AMA VOÇES NAO SEJAM FARISEUS, JUDAS, ROMANOS MODERNOS "AMAR O PROXIMO COMO A SI MESMO E A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, AQUELE QUE AMA CUMPRIU A LEI, "A NINGUEM DEVAIS COISA ALGUMA A NÃO SER O AMOR". FIQUEM NA PAZ VERDADEIRA DE CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão. Não ser FARISEU, é OBEDECER A PRÓPRIA PALAVRA. OFERTAR SIM DIZIMO NUNCA. ENTENDEU. LEIA JÁ QUE ÉS A FAVOR DE DIZIMO. O QUE TU FARAS LENDO TIAGO. 2.10. E O QUE TU FARAS LENDO 2º AOS CORINTIOS 9.6,7. Abraço JESUS NOS AMA.

      Excluir
  37. O dízimo hoje é remanescente por razões óbvias: Primeiramente, pela contribuição dos que arcam com essa pesada carga tributária. Outra presunção vem por parte dos que são beneficiados pelos dízimos, esses incorrem no erro pela ausência de entendimento espiritual da palavra de Deus não diferenciando a lei de Moisés feita de ordenanças simbólicas e rituais, com a Graça e a verdade do Senhor Jesus Cristo, ou mesmo consciente da abolição dessa prática, assumem o risco dolosamente na desobediência à palavra do Senhor.
    Porem, seja por uma ou por outra razão, o homem querendo ou não, aceitando ou não, o dízimo, como toda a lei cerimonial do Antigo Testamento, foi por Cristo abolida, pelo seu sangue na cruz do Calvário: (Lucas 16.16, Romanos 10.4, Efésios 2.15, II Coríntios 3.14, Hebreus 7.12,18, 19). Gálatas 5.14: Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo com a ti mesmo. Louvai ao Senhor!

    ResponderExcluir
  38. Suas respostas e dúvidas estão na bíblia se há dúvida ( precisa de uma libertação)
    Com Deus e sim sim e não não a dúvida é do maliguino .

    ResponderExcluir
  39. Vou continuar ofertando

    e dezimando porque é uma ordenança do pai Eterno com Amor não vou perder nada contribuído para o reino de Deus

    ResponderExcluir
  40. Muito bom o texto sobre o dizimo. Cometeu apenas um equívoco a respeito do sabado.O sabado semanal foi escrito pelo dedo de Deus,não por Moises.Havia o sabado cerimonial que eram as festas como lua nova,páscoa etc .e havia o sábado semanal dado na criação. Portanto ,não foi abolido na cruz,assim como os outros nove mandamentos da lei de Deus.

    ResponderExcluir
  41. Glória a Deus por este texto.milhares de lobos devoradores ENGANANDO o povo.o povo tem que buscar mais discernimento da palavra de Deus.por isso que é Enganado.

    ResponderExcluir
  42. Muito bem claro e expkicado mas todavia entretanto, que decide dizimar a décima parte nos dias de hj, não se torna pecador por isso, pelo contrário está dando o mínimo que consegue dar para o reino, bom seria que conseguissem doar mais que 10% afinal onde está teu coração aí está teu tesouro, sempre sabendo pra onde está sendo investido e aplicado esse dinheiro pela instituição.

    ResponderExcluir
  43. Boa noite ,como asim pregadores falar qui quem não de o dízimo rouba a Deus .mas é lógico qui esta roubando .malaquias :roubara a deus o homen e em que ti roubamos nos dizimosde nas oferta ,está escrito asim.o dizimo e sagrado tudo qui pasar em mãos tirar 10% sim eécom fidelidade amen

    ResponderExcluir
  44. Pra mim isso tudo e desculpa para nao dizimar..o que o pastor vai fazer cm.o dinheiro Deus está vendo...o que importa é honrrar a casa dele..Deus e o mesmo de ontem e hoje, ele nao muda..

    ResponderExcluir
  45. Achei o texto bem explicativo, mas o que me entristece muito e ver grandes templos, pastores com grandes casas etc etc. E o povo cristão em sua maioria vivendo na miséria, quem quer dar de coração dízimos e ofertas que de, mas não por imposicao ou por medo, creio que só os dízimos da igreja católica desde o seu começo, já mataria a fome de todo mundo , imagina se juntar se todas denominações, eu ainda não vi igrejas dar dízimos dos dízimos, talvez exista , mas temos irmãos sentados ao nosso lado com dívidas sem onde morar e são fiéis, as vezes vivendo de cestas básicas, e ouvindo Deus permitiu isso por que vc está em pecado, ora quem não tem pecado, não sou contra em construir templos grandes , mas poderiam ser mais simples, e fácil ter de dentro de templo com ar condicionado, cadeiras congortantes etc etc,,,, os membros são muitos tosquiados,,,

    ResponderExcluir