Igreja em casas - retorno as orígens


Jesus Cristo é a Rocha firme, única fundação inabalável sobre a qual o povo de Deus deve  se alicerçar.

Jesus deixou o seguinte principio para sua igreja; “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18:20).

Reunir-se em Nome de Jesus é cumprir a oração dele em João 17, “a fim de que sejam aperfeiçoados em unidade”.

Não depende de esforço humano porque a obra é de Deus e é Ele “quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua vontade”.
(Fp 2:13)

O retorno da igreja para reuniões em casas não trata apenas de uma mera mudança no local de reuniões e cultos. Esse mover de Deus trata da correção da visão atual e retorno para as práticas ensinadas no livro de Atos e nas epístolas.

A igreja de Jesus deve viver como igreja não apenas no horário dos cultos e reuniões (quando muitos “se transformam em cristãos”). Devemos viver uma vida cristã no dia a dia. Nossa casa deve ser “um pedacinho do céu”, lugar aonde o amor a Deus e ao próximo sejam prioridade máxima. Devemos viver na presença de Deus.

Igreja nas casas é a transformação da vida da família em um ambiente de manifestação de Deus, lugar onde estudamos, ensinamos e praticamos a Sua Palavra.

O que a igreja na casa é:
•    mudança na raiz da igreja;
•    mudança de mentalidade de seus membros;
•    restauração da vida de Jesus na família;
•    parte do Reino de Deus na terra.

A igreja deve ser uma comunidade de amor e serviço: corpo de Cristo agindo aqui na terra e deve ser conhecida por alguns sinais:

•    Intenso amor uns pelos outros (João 13:35).
•    Unidade de propósito “um só coração” (Atos 4:32).
•    Perseverar na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações (Atos 2:42).
•    Unidade do corpo de Cristo a qual somos exortados a preservar "no vínculo da paz" (Ef 4:3).
•    Se reunir como membros do corpo de Cristo em volta da mesa do Senhor (1 Co 10:16-17).
•    Liberdade para o Espírito ministrar por meio de quem ele quiser (1 Coríntios 12 a 14).
•    As Sagradas Escrituras expressam a vontade de Deus e são por si só, suficientes para “o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,” (2 Tm 3:16).


Nada impede que membros da Igreja de Jesus se reúnam em salões ou “templos”, mas, existem alguns inconvenientes:
1)    Sobrecarga financeira sobre os cristãos que se tornam responsáveis pela manutenção do local;
2)    Cristãos que se tornam meros ouvintes da Palavra e não tem oportunidade de exercer os dons que recebeu do Senhor;
3)    Competição e disputas por “poder” e cargos;
4)    Menos compromisso com Deus e maior compromisso com a denominação;
5)    Fazer apenas o que o líder ensina, muitas vezes, sem conferir na Palavra de Deus.
6)    Formação de estruturas que perdem o foco, a pureza e simplicidade do Evangelho.


Além dos motivos acima, reunir a igreja em casas é bíblico e não sobrecarrega os membros do Corpo de Cristo com pesados fardos financeiros e estruturais.

Bases bíblicas para reunião em casas: Exemplo da igreja de Atos:

Jesus fez milagres e ensinou em casas: Mateus 8:14; 9:23; 9:28; 26:18. Mc 2:1; 3:20; Mc 7:17.

A descida do Espírito Santo foi em uma casa: At 2:2

Os discípulos se reuniam em casas: Atos 2:46; 5:42; 7:49; 9:43; 10:22; 16:10; 18:8; 20:20; 28:30. Rm 16:5; 16:10-11. 1 Co 16:19. Fp 4:22. Cl 4:15. Fl 1:2

Nosso corpo é o verdadeiro templo (casa) de Deus: Jo 14:23; Ef 2:22.

6 comentários:

  1. Concordo Plenamente, obrigado isso me deu uma ideia e tanto , valeu mesmo , de coração .

    ResponderExcluir
  2. Amigo que Blog Maravilhoso....cada dia apredo mais que o Sr.JESUS te de sempre espiração para nos ajudar em tirar duvidas.a Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu louvo a Deus pela vida dos irmãos que amam a verdade. Nos dias atuais devemos atentar-nos para que os falsos profetas não venha nos enganar. A postagem do irmão é excelente, verdadeira e prática para se viver.devemos ser verdadeiros cristãos, não aqueles que ficam nas sinagogas só ouvindo, mas ser fiel e pregar nas ruas casas escolas com ordem e descencia, sendo assim cumpridores do verdadeiro evangelho . Deus seja louvado.amém!

    ResponderExcluir